Cris Plage Hotel

Blog

Dicas e novidades para curtir a Ilha da Magia.

Loucos por trekking: trilhas imperdíveis para fazer na região leste de Floripa Parte 2

publicado em: 17 Nov 15

Screen Shot 2015-11-17 at 9.47.04 AM

Trilha do Morro do Assopro:

É um dos cenários mais espetaculares e com vista para toda a Lagoa da Conceição! Lá, o Norte e o Sul da Ilha se unem no coração do Morro da Lagoa. O Morro do Assopro inicia-se pouco acima do Mirante da Lagoa, de onde saem os voos de parapente (local acessível para carro). Pouco mais acima, pode-se avistar o começo do caminho, que é todo envolto de vegetação intocada, com muitas bromélias, jacarandás e cedros.

Depois de meia hora de caminhada, encontra-se uma bifurcação que, à direita, leva ao topo do morro; à esquerda, à centenária e imensa figueira.

Na primeira opção, o aventureiro chega às pedras onde poderá ter visão panorâmica da Ilha: Praia Brava, Ingleses, Moçambique, toda a região da Lagoa da Conceição e das praias do sul, como Armação, Morro das Pedras e Campeche.

Screen Shot 2015-11-17 at 9.41.48 AM

Foto: Instagram @leilaflops

Já o caminho que leva à figueira fica cerca de 10 minutos da bifurcação. A árvore é tão grande que somente pode ser circundada por completo em um abraço de 10 pessoas. Segundo um guia local, é um ótimo lugar para fazer piquenique.

A trilha é cansativa, com muitas subidas por pedras, além de a terra ser um pouco argilosa. O passeio é recomendado para quem tem espírito aventureiro e certo preparo físico. Além de garantir segurança, a presença de um guia é indicada, a fim de se inteirar com a história, as lendas de Florianópolis e a botânica do local.

Screen Shot 2015-11-17 at 9.44.12 AM

Foto: Instagram @danieldeoliveirabr

Ademar Justiano da Silva é um dos moradores locais. Oferece, diariamente (das 7h às 11h), seu serviço como guia para o passeio. Para mais informações, contate-o pelo telefone (48) 9962 7349.

  • Nível de dificuldade: difícil
  • Duração: 1 hora
  • Guia: recomenda-se
  • Estrutura no local: nenhuma
  • Recomendações: fazer em dias de sol ou nublados, com tênis, protetor solar, comida e água, acompanhado de um guia.

Trilha da Oração:

Essa é uma trilha com uma vibe cósmica para repor as energias. São 2 km de percurso, todo guiado pela equipe do Instituto Multidisciplinar do Meio Ambiente e Arqueoastronomia (IMMA), onde você poderá apreciar e conhecer inscrições rupestres, observatórios naturais de astros e pontos energéticos do leste de Florianópolis.

Screen Shot 2015-11-17 at 9.47.04 AM

Foto: Instagram @DioneKateDias

O passeio começa na Fortaleza da Barra da Lagoa e logo o grupo chega ao Museu da Pesca, e segue para a sauna primitiva, semelhante ao Temescal: costume indígena de purificação em uma tenda com pedras aquecidas. A subida aos pontos energéticos permite aos participantes observar a passagem de astros, bem como avistar a Lagoa da Conceição de um mirante espetacular.

O valor do passeio (duração média de 4 horas) é de R$ 30 por pessoa. Para mais informações, acesse o site do IMMA.

Screen Shot 2015-11-17 at 9.48.26 AM

Foto: Instagram @nanii.nani

  • Nível de dificuldade: leve a moderado
  • Duração: 4 horas (entre caminhadas e paradas)
  • Guia: sim, do Instituto
  • Estrutura: nenhuma
  • Recomendações: fazer em dias de sol ou nublados, com tênis, protetor solar, petiscos e água.

Para quem está sem companhia para as caminhadas, ainda é possível encontrar um grupo de aventureiros, como o Floripa Trekking, que organiza passeios gratuitos.

comentários

Por: Cris Hotel